Translate

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Bacalhau a Gomes de Sá



Receita tradicional, em muitas famílias também é servido em datas especiais, como para celebrações como o almoço da Sexta-feira Santa ou a Ceia de Natal, por exemplo. 

Para o preparo são fundamentais um belo bacalhau e um bom azeite de oliva. 

Se você é daqueles que come muito azeite por que acha que “faz bem”… esse prato vai te deixar novinho em folha.

Bacalhau à Gomes de Sá*

Ingredientes:

300g de bacalhau em lascas
1 litro de leite
500g de batatas
1 punhado de azeitonas pretas sem caroço
1 punhado de salsinha, bem picada
1 cebola, picada
1 colher sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino

*rende 4 porções

Preparo:

Deixe o bacalhau de molho na água de um dia para o outro, trocando a água 3 vezes. É o famoso demolhar o bacalhau. Quando for preparar o prato, cozinhe as lascas de bacalhau no leite durante 15 minutos, sem deixar ferver. Escorra, desfie o bacalhau ainda quente e reserve.

Cozinhe as batatas em água com muito sal. Descasque-as ainda quentes, e corte-as em rodelas de +- 0,5cm de espessura.

Numa panela que vá ao fogo e ao forno, aqueça um pouco de azeite e a manteiga. Frite a cebola picada em meias rodelas por 2 minutos. Acrescente as batatas, mexendo bem, deixe corar um pouco, e a seguir junte as azeitonas pretas sem caroço e o bacalhau. Frite por mais 2 minutos, só para dar um sabor, ajuste o sal, regue tudo com bastante (mas é bastante mesmo) azeite, misture com cuidado para que o azeite embale os ingredientes, e leve ao forno por uns 20 minutos.

Quando as batatas ficarem coradas, está na hora de tirar do forno. Regue com mais azeite, e finalize com salsinha picada. Depois, coloque um pouco mais de azeite e sirva. Com o vidro de azeite na mesa, claro.

Saiba mais sobre o Bacalhau à Gomes de Sá

Essa é uma das receitas de bacalhau mais tradicionais que se tem notícia. O mito tem nome: José Luís Gomes de Sá Júnior, um negociante de bacalhau na cidade do Porto, Portugal. 

O bigodudo vendeu a receita a um amigo, que possuía um restaurante no centro da cidade, e assim foi conhecido. O grande diferencial da receita é amaciar as lascas de bacalhau no leite, além da simplicidade dos ingredientes combinados ao óleo extra-virgem.


quinta-feira, 6 de abril de 2017

Feijoada portuguesa vegetariana com Segurelha




O sal de qualidade é fundamental numa alimentação equilibrada. No entanto o consumo médio diário de sal em Portugal é muito elevado, estando na origem de várias doenças muito graves, reduzindo a qualidade e a expectativa de vida.

A utilização de ervas aromáticas enquanto condimentos é uma excelente alternativa na alimentação diária, contribuindo para uma redução do consumo de sal para níveis saudáveis. Infelizmente, a maioria dos portugueses ainda não redescobriu as enormes vantagens destas plantas na culinária, utilizando-as apenas esporadicamente ou nunca.

Além disso, a quantidade de plantas condimentares é enorme, tornando as nossas receitas muito mais saborosas e saudáveis!!!

Neste vídeo ensinamos a fazer uma feijoada vegetariana com segurelha (Satureja montana), uma planta aromática maravilhosa, com inúmeras virtudes terapêuticas.

Esta receita é ideal para 3 pessoas. Muito simples e nutritiva, vale a pena experimentar!!! Quem quiser experimentar, pode adquirir a segurelha neste link.






VALOR NUTRICIONAL desta refeição (sem contar com o acompanhamento):

POR 100 g:
- Energia (Kcal): 76
- Lípidos (g): 4,35
- Dos quais saturados (g): 0,66
- Hidratos de carbono (g): 6,07
- Dos quais açúcares (g): 2,40
- Fibra (g): 2,25
- Proteína (g): 2,17
- Sal (g):  0,16 (se não for adicionado sal à confecção)

POR PESSOA (cerca de 380 g):
- Energia (Kcal): 289
- Lípidos (g): 16,53
- Dos quais saturados (g): 2,52
- Hidratos de carbono (g): 23,07
- Dos quais açúcares (g): 9,14
- Fibra (g): 8,55
- Proteína (g): 8,26
- Sal (g):  0,62 (se não for adicionado sal à confecção)