Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Costela ao forno

COSTELA BOVINA ASSADA NO FORNO 

A costela bovina é uma carne de sabor único e isso se deve ao fato dela se encontrar adjacente ao osso (os sulcos do tutano realçam o sabor da carne) e a gordura.

Por isso, a peça ideal de costela é aquela carnuda, sem excesso de gordura e claro, com ossos (nunca pegue uma peça sem).

É possível prepara-la cozida, assada na churrasqueira ou no forno.

Particularmente, gosto dela assada na churrasqueira, pois o processo de defumação deixa a carne mais saborosa.

Porém, nem sempre é fácil ter uma churrasqueira a disposição (ainda mais morando num predio) e mesmo assim, é difícil ficar monitorando o carvão e a carne por quatro horas (acreditem, isso é muito chato).

Por essa razão, gosto de fazer a costela assada no forno. É fácil e mais prático.  

A costela bovina é uma carne que não exige sofisticação no preparo, porém, demanda cuidados específicos no tempo de aquecimento e na escolha da peça.

Muitos gostam da costela se esfacelando (desmanchando) e com aparência pálida (típico de quando é cozida), porém, não é o meu gosto.

Prefiro essa carne realmente assada (dourada), com textura consistente e simplesmente macia.

Para conseguir isso, apresento abaixo a minha receita.


INGREDIENTES:

1) Uma peça de costela bovina (deve ser carnuda, com gordura mediana e com ossos). Peça de 3 Kg;

2) Sal grosso (granulação pequena, padrão para churrasco);

3) Aguardente de cana;

4) Manteiga;

5) Salsinha picada (só folhas).


MODO DE PREPARO:

Forre uma forma com um filme plástico especial para assar carnes e coloque a costela bovina sobre ela (com a parte dos ossos virada para baixo).

Jogue o sal grosso somente na parte de cima da costela e pressione-o para fixa-lo.

Passe a manteiga (não é preciso passar na parte de baixo) e, após, regue com duas doses de aguardente de cana com cuidado (sem deixar cair as pedras de sal para a parte de baixo).

Polvilhe a superfície (parte de cima) com a salsinha picada.

Enrole a costela com o filme plástico, formando três camadas (três voltas) e amarre as extremidades com barbante de lã pura (sem material sintético na composição).

Pré-aqueça o forno na temperatura máxima por 15 (quinze) minutos.

Feito isso, reduza a temperatura do forno para o mínimo possível (entre 150 a 180 graus Celsius). Logo em seguida coloque a costela e deixe-a assando por pelo menos 4 horas.

Ao fim desse tempo, retire a costela do forno e corte o filme plástico. A costela deverá estar dourada e somente com o excesso de gordura na parte de baixo (sem água).

Coloque a costela em outra assadeira, regue-a com o excesso da gordura (mas não muito, pois ficará salgada) e depois sirva.


DICAS:

* Não é necessário marinar e tão pouco temperar (sal, manteiga, salsinha e cachaça) a parte de baixo da costela, pois durante o processo de aquecimento da carne, os sulcos irão para a parte de baixo.

* Nunca asse a costela em fogo médio ou alto, pois isso fará com que ela fique pronta mais rápido, porém, continuará dura.

* Não deixe a costela assar por mais de 4 horas, pois após isso a carne tenderá a ficar muito ressecada.

* Não é necessário utilizar aguardente cara.

* Após a colocação da costela, somente abra a porta do forno após 4 (quatro) horas.

* Não é preciso furar a carne para temperar.

* A boa peça de costela deverá ter ossos, ser carnuda e com gordura mediana (esses três elementos dão à costela o sabor único). 

* Se quiser alterar a receita, fique a vontade. Porém, evite temperar usando líquidos que contenham água (vinho, cerveja, etc), pois a carne passará a ser cozida, ao invés de assada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário