Translate

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Bavaroise de café e chocolate





Apesar de ser uma famosa sobremesa francesa, de acordo com os franceses o Bavaroise ou Crème Bavaroise é uma invenção suíça. É uma sobremesa feita com crème anglaise (base de leite, ovos e aromatizado), com gelatina e misturada em creme de leite batido para ficar mais leve. Sua textura lisa e cremosa são disparadas os pontos mais marcantes desta simples sobremesa.

Ingredientes


100 g + 50 g de açúcar;
200 g de chocolate para culinária;
5 folhas de gelatina;*
2 dl de leite;
2 dl de natas;
1 dl de café forte;
6 ovos

Modo de preparo


1) 
Ponha a gelatina de molho em água fria. 
2) Coloque o leite, o café, 100 g de açúcar e o chocolate partido em pedaços numa tigela e leve ao lume em banho-maria, mexendo sempre até o chocolate derreter e ficar um composto uniforme. 
3) Deixe esfriar um pouco e junte as gemas, uma a uma. 
4) Ponha outra vez no banho maria para o creme engrossar, retire do fogo, acrescente a gelatina previamente escorrida e deixe esfriar totalmente.
5) Bata as claras até fazerem espuma. Acrescente o restante açúcar e continue a bater até ficarem bem firmes, em neve. 
6) Noutra tigela bata as natas. Incorpore delicadamente as claras e as natas no composto de chocolate e café, coloque na forma e leve a geladeira por uma noite.

Dica: * se não tiver gelatina em folhas, use gelatina sem sabor - 1 colher de sopa bem cheia. Coloque 2 colheres (sopa) de água fervente numa xícara, junto com a gelatina e deixe amolecer. Junte ao chocolate quente e misture até que se dissolva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário