Translate

sábado, 10 de junho de 2017

Doce de leite de banquinha, fácil de fazer

Sabe aquele doce de leite que vende em banquinhas de revista, panificadoras e lojinhas de guloseimas no comércio em geral? 

Pois é, é o famoso doce de leite de cortar, uma receita barata, muito fácil de fazer e que certamente vai saciar sua gula. 

Além de saciar a gula é um perfeito e prático para festas infantis, e como doce típico pras festas juninas!


INGREDIENTES

- 1 litro de leite

- 4 xícaras de açúcar

- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

- Manteiga para untar


MODO DE PREPARO

1. Em uma panela grande, ponha um prato emborcado (para que o leite não transborde quando ferver), o leite, o açúcar e o bicarbonato

2. Misture bem

3. Cozinha em fogo baixo, mexendo de vez em quando até fica com a cor dourada (nessa hora tire o prato da panela)

4. Após esse tempo retire o pires aumente o fogo e vá mexendo com colher de pau de dez a vinte minutos, até que comece a formar bolhinhas como se fosse açúcarar.

5. Tire do fogo de mexa até até amornar, até o doce ficar sem brilho (açucarado)

6. Espalhe em uma forma retangular, pequena, untada com manteiga, deixe esfriar e por fim corte em quadrados ou losangos, do tamanho que quiser


DICAS

Para saber o ponto certo, pegue um pouco do doce e mergulhe rapidamente em água fria. Tire e forme uma bolinha entre os dedos. Deve ficar com uma consistência maleável.

Use o saco plástico que vem com açúcar cristal, para despejar o doce, não precisa nem untar.

Não use um prato muito grande, emborcado na panela, para que fique fácil retirar. Geralmente um prato de sobremesa dá conta do recado.

Você pode acrescentar duas colheres de chá cheias de café solúvel à mistura, para dar um toque de café com leite ao doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário