Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Barcas de batata com molho aioli




A batata começou a ser cultivada por civilizações andinas há cerca de oito mil anos e o cultivo foi aperfeiçoado pelos Incas, que utilizavam, inclusive, técnicas de irrigação. 

Os espanhóis introduziram, no século XVI, a espécie na Europa, e se tornou um alimento fundamental no continente. Atualmente, o tubérculo é o quarto alimento mais consumido do mundo.

Aioli é um molho típico da culinária da França, originário da Provença, composto principalmente de alho, azeite e gemas de ovos. É parecido com uma maionese, mas tradicionalmente não leva vinagre nem mostarda.

Aprenda agora uma receita deliciosa e muito elegante para o preparo dessa delícia. Barcas de batata com molho aioli:

Ingredientes

Para o molho:

- 2 ovos cozidos
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher de sopa de mostarda 
- 1 colher de chá de vinagre de vinho branco
- 1/4 xícara de chá de azeite de oliva
- sal a gosto
- pimenta-do-reino preta a gosto moída na hora

Para as batatas:

- 8 batatas médias
- sal a gosto
- 1 embalagem de linguiça calabresa cozida e defumada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
- 4 tomates sem sementes e sem pele cortados em cubos
- 1/2 xícara de chá de vinho tinto
- 20 folhas de manjericão
- pimenta-do-reino preta a gosto moída na hora
- 4 ramos de salsa picada
- 2 talos de cebolinha lavada e picada


Modo de preparo

Para o molho:

- Numa vasilha, coloque as gemas dos ovos, junte o alho, a mostarda, o vinagre e ½ colher de sopa de água. Acrescente o azeite em fio, batendo com um garfo ou batedor de arame até obter um molho levemente espesso e homogêneo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Para as batatas:

1) Fure a casca das batatas com um garfo e salpique sal na superfície. Forre o prato giratório do microondas com papel-toalha e disponha as batatas em círculo. Leve ao microondas, na potência máxima, por 6 minutos. 

2) Retire as batatas, envolva-as em papel-alumínio e deixe descansar por 5 minutos.

3) Desembrulhe as batatas, corte-as ao meio e retire parte da polpa com uma colher formando uma barca. Separe a polpa para o recheio e reserve as barcas. 

4) Corte as linguiças em rodelas e frite-as numa frigideira grande, na sua própria gordura, até ficarem douradas. Reserve.

5) Na mesma frigideira, refogue o alho na margarina, junte os tomates e misture bem. Junte o vinho e deixe cozinhar até os tomates ficarem macios e o líquido secar. Acrescente a linguiça reservada, o manjericão e tempere com o sal e a pimenta. Junte a polpa das batatas, acrescente a salsa, a cebolinha e misture bem.

6) Recheie as barcas de batata com a mistura de linguiça e batatas e arrume em uma travessa. Coloque o molho por cima de cada uma e sirva em seguida.

Bom apetite! Aproveite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário